sábado, 12 de outubro de 2013

MARINA NA CABEÇA DERRUBA TUCANOS


                                                           [versão atualizada]

A pesquisa Datafolha publicada neste sábado (12 de outubro) mostra que, após Marina Silva (Rede Sustentabilidade) optar por ser vice na chapa de Eduardo Campos (PSB) na corrida presidencial, o eleitorado que a tinha como a preferida (26%) se pulverizou quase igualmente entre os outros candidatos. A presidente Dilma Rousseff (PT) subiu de 35% para 42% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB) cresceu de 13% para 21% e Campos, de 8% para 15%. Brancos, nulos ou nenhum somaram 16%. Outros 7% disseram ainda não saber em quem votar. Com esses números, Dilma seria reeleita no 1º turno.

     A novidade é: se Marina encabeçar a chapa de Campos (PSB), não só haveria 2º turno, como o PSDB ficaria fora da disputa -- seria o fim do Fla-Flu político entre petistas e tucanos. Aécio teria 17%, contra 39% de Dilma e 29% de Marina. Caso o rival fosse José Serra (PSDB), também haveria 2º turno sem os tucanos: Dilma teria 37%, Marina, 28% e Serra, 20%.

     A pesquisa aponta que o PSDB iria para o 2º turno se Serra tomasse o lugar de Aécio na cabeça da chapa e, ao mesmo tempo, Marina fosse vice de Campos: nesse cenário, Dilma teria 40%, Serra, 25% e Campos, 15%. Com Campos na cabeça da chapa PSB/Rede, Aécio também iria para o 2º turno, e o Fla-Flu de tucanos e petistas continuaria. Convém lembrar que Serra é o presidenciável com maior índice de rejeição: 36% jamais votariam nele.

     Num eventual 2º turno, a atual presidente venceria todos os rivais. Mas a ex-senadora e ambientalista Marina não faria feio. Pelo contrário, a disputa ficaria mais apertada. A presidente petista teria 47% dos votos e Marina, 41%. Nos outros cenários, a vitória do PT seria mais folgada: Dilma 54% contra 31% de Aécio; Dilma 54% contra 28% de Campos e Dilma 51% contra 33% de Serra.

[se gostou, compartilhe ou dê "share"]

Nenhum comentário:

Postar um comentário