quinta-feira, 18 de julho de 2013

MOTOSSERRA SANTA

      
Área já desmatada perto de igreja em Niterói - O Globo
          Madeeeeeira! Na surdina, a Igreja Católica tomou uma iniciativa muito simbólica – eu diria exemplar -- que mostra o tamanho de seu distanciamento em relação à vida ordinária dos homens e às prioridades do mundo moderno. Desde junho ligou a motosserra e sem autorização legal estava derrubando árvores centenárias do Parque Nacional da Serra da Tiririca, em Niterói (RJ), reserva de Mata Atlântica, tombada. Já se foram 334. Foi pega em flagrante por crime ambiental.   

          O primeiro motivo alegado: durante a Jornada Mundial da Juventude, no final deste mês, o papa Francisco deve rezar ali, na Paróquia de São Sebastião de Itaipu, uma missa campal para 800 romeiros. Não haveria espaço para o evento. A igreja fica colada ao parque. Depois que vazou a informação, 24 horas após o flagrante, a igreja alegou também risco de queda por “infestação de cupins”, dizendo que o vento já tinha derrubado 60 árvores e que 485 estariam comprometidas. Parte do desmate está no terreno da igreja, que tinha pressa – um pedido legal de corte demoraria meses para ser autorizado. Que beleza! Será que se o papa não viesse, a motosserra seria usada ou a natureza faria sozinha o "serviço"?

          A Secretaria do Meio Ambiente de Niterói, que se disse surpreendida, autuou a igreja no último dia 16. A diocese prometeu recuperar a área desmatada e a restinga da praia de Itaipu. Daqui a 100 anos, não estaremos vivos para conferir.
 
         Enquanto isso em São Paulo, moradores tentam evitar que 30 tipuanas sejam derrubadas para que “o tráfego possa fluir” na avenida onde fica o novo estádio de Palmeiras. E na Amazônia voltou a crescer o desmatamento: o fim disso tudo a gente sabe qual é: ali será um  grande deserto.


Fontes
Igreja derruba mais de 300 árvores para a visita do papa
Desmatamento volta a crescer na Amazônia
        


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. O pior é que nem a surdina não funciona direito neste país, e acabamos sabendo dos absurdos, a cada dia um novo escândalo ou malfeito. Valeu

    ResponderExcluir