terça-feira, 11 de agosto de 2015

LIVROS DE PESO

Lançado também em 2015: 1,58 kg
                                   
                                                   [versão atualizada em 21.08.2015]

        Bons livros costumam fazer nossas cabeças e ganhar nossos corações também. Não para quem lê só orelhas [daí a expressão "de orelhada"], Os orelhudos vivem de citações catadas, de quem nunca leu, mas precisa da citação para integrar um grupo, ou parecer mais letrado do que é. As editoras, claro, tiram proveito dos dois tipos de leitores: o leitor propriamente dito e o "não-leitor", aquele que só folheia alguns, mas compra livros, livros  e mais livros importantes que só enfeitam as prateleiras. Ultimamente, algumas editoras parecem apostar no segundo grupo, ao investir no "livro haltéres". [livros de peso, em todos sentidos.] Livros bons, mas literalmente pesados. Literalmente, Barsas. Ninguém certamente nunca leu um volume inteiro da enciclopédia, feita para consultas sumárias. Haja braço.

        Tão sumárias, que um velho amigo de ginásio, uma vez foi menos hipócrita que todos os colegas de classe, ao ser indagado pelo professor sobre a entrega do trabalho escolar. Ele simplesmente mostrou um volume da Barsa e disse: "Está tudo aqui!", disse ele, com aquela cara de pau que lhe era peculiar. Houve gargalhada geral. O que o professor, meio furioso meio irônico, queria -- velho de guerra na batalha do ensino -- era que, no mínimo, copiássemos a Barsa para ver se alguma coisa fixava em nossas mentes. Ao mostrar a um dos livros vermelhos da enciclopédida Barsa, o desafio estava lançado e a nota zero também.

Belo livro, mas 1,3 kg de peso o transforma em haltéres
      Ao enviar às livrarias livros literalmente pesados [ainda que tenham também consistência informativa] as editoras imitam o professor; pior transformam o leitor em consultor eventual de um livro que pode e deve se lido inteiro. não ser um livro enciclopédico -- para ser lido só como consulta, nas bibliotecas. Por exemplo, "Brasil, Uma Biografia", é um belo trabalho, com um jeito gostoso de contar a nossa história  -- interessante inclusive porque vem até os tempos atuais e por ajudar a entender o que somos hoje. Foi escrito a quatro mãos pelas professoras Lilia Moritz Schwarcz, da USP, e Heloisa Murgel Starling, da UFMG. Lançado pela editora Companhia as Letras, pesa cerca de 1,3 kg, com 700 páginas e letras diminutas. Para ler no braço, só sentado. Caso contrário, em qualquer outra posição, acabará por sentir dores horríveis ou vai sem dúvida contrair LER [Lesão por Esforço Repetitivo]. Ou seja, é um livro que poderia ser dividido em dois ou três volumes [e a editora poderia fazer uma caixa e proibir a venda dos volumes separadamente, por exemplo, para garantir a integridade da obra].

       O mesmo acontece com a edição em inglês de "Napoleon, A Life", belíssima biografia, mas com 926 páginas, 1,88 kg, está mais para livro haltéres do que para leitura. Outro livro divisível por três, não fosse uma estúpida economia de papel, que as editoras parecem ter abraçado com gosto. Seria uma delícia [e não um sofrimento físico] ler uma das melhores e mais ricas biografias do soldado-guerreiro francês, escrita por Andrew Roberts. Se bem que nesse caso, a edição mais cuidadosa, tem margens e letras maiores. Outro caso de livro haltéres é também outra biografia: "Pedro, o Grande, sua vida e seu mundo", escrita por Robert K. Massiem [vencedor do Prêmio Pulitzer], e lançado em português neste ano, tem 1.075 páginas e pesa 1,58 kg.

Napoleão, 926 páginas, 1,88 kg 
    Quem sabe as próximas edições em papel tenham uma solução gráfica melhor. Ou o negócio é apelar para a edição eletrônica na "Saraiva Readers", por exemplo, que sai pelo mesmo preço [se não estou enganado]. Mas aí você poderá ler no computador ou no tablete com o tipo de letra que mais te agrada e o tamanho de letra que você quiser!







[se gostou, compartilhe ou dê "share"]

Um comentário:

  1. Pode acrescentar à lista a biografia de Pedro, o Grande, de Robert Massie, com 1.075 páginas!

    ResponderExcluir