sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O RESUMO DA ÓPERA - SEMPRE ÀS QUINTAS

UMA LEITURA SEMANAL DOS JORNAIS - N7 - 12.11.2015

POR GEORGE ALONSO

Sai daí, Cunha
!

Eduardo Cunha, "O Probo", se enrola: o dinheiro "apareceu" na conta! O dinheiro é: US$ 1,3 milhão de dólares, na Suíça. E ele ainda manobra para adiar a cassação do mandato. Usando a frase de Roberto Jefferson a Zé Dirceu, durante as denúncias do mensalão: "Sai daí, Eduardo Cunha!" Nas ruas, os protestos contra ele só crescem

Encurralado por suas próprias mentiras; Eduaradro Cunha tenta obter apoio para atrasar cassação ou renúncia

Manifestante joga dólares falsos durante entrevista do deputado









A cada dia que passa Eduardo Cunha cai em novas contradições, em suas declarações. O economista Felipe Diniz, filho do deputado falecido Fernando Diniz, ex-líder do PMDB na Câmara, negou em depoimento no último dia 20 à Procuradoria Geral da República ter mandado fazer um depósito de US$ 1,3 milhão em uma conta na Suíça da qual o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, diz ser apenas beneficiário, e não titular. Cunha disse que supunha tratar-se do pagamento de um empréstimo que fez ao ex-deputado Fernando Diniz, morto em 2009 e pai de Felipe. Ele afirmou que, após a morte do ex-deputado, resolveu não cobrar a dívida e que só soube do depósito um ano depois de o dinheiro aparecer na conta. Investigadores da Operação Lava Jato suspeitam que o dinheiro  é oriundo de corrupção, e teria sido desviado de um contrato da  Petrobras para a exploração de petróleo em Benin, na África.
Por que um sujeito que tem tanto dinheiro lá quer de manter deputado, em vez de desfrutá-lo? Será uma mistura de noção de impunidade e do prazer da caneta do poder?.

Caminhoneiros: quem banca a "greve farsa"?

Onde estão os caminhoneiros? Greve, bloqueios de estradas? Uma greve desse tipo não pode durar muito. O motivo é simples; normalmente, caminhoneiro tem vida dura, e por isso pressa para entregar a carga e recarregar. Tomam até remédios para não dormir  e assim ganhar tempo. Não querem e não podem ficar parados. É prejuízo na certa. Portanto, uma greve que dure muito e cuja pauta vaga de reivindicações inclui um "fora Dilma" tem algo de estranho. A pergunta que está no ar é|: quem banca a paralisação no Brasil? A famosa greve dos caminhoneiros no Chile, que resultou no desabastecimento daquele país, tinha por objetivo derrubar um governo eleito pelas urnas democraticamente. O presidente Salvador Allende foi deposto e morto por militares que bombardearam o Palácio do Governo em Santiago e implantaram uma ditadura. Lá descobriu-se que a CIA encomendou e bancou a paralisação para levar o Chile ao caos. Insisto quem paga a conta da greve no Brasil? Uma das máximas de Karl Marx, em "18 Brumário", ainda não teve seu prazo de validade vencido: "A história acontece primeiro como tragéddia, depois se repete como farsa!"

Aécio inventou o "MinasTur" 

Registros do Gabinete Militar de Minas Gerais mostram que no governo de Aécio Neves (2003-2010) aeronaves do Estado foram cedidas para deslocamentos de políticos, celebridades, empresários e outras pessoas de fora da administração pública a pedido do então governador mineiro. Essas viagens não encontram amparo explícito na legislação que desde 2005 regula o uso das aeronaves oficiais do Estado, um decreto e uma resolução assinados pelo próprio Aécio. O tucano disse, via assessoria, que a lei estabelece só diretrizes, que os voos foram regulares e atenderam a interesses do Estado. Ah, tá? Foram dezenas de voos!

Concluo que...


Quando inexiste a diferença entre o público e o privado, e os níveis de corrupção chegam ao ponto em que estamos, é preciso refundar a República. E um novo pacto federativo deve previlegiar os municípios. A maior parte do dinheiro deve estar nas cidades, onde a vida acontece e os cidadãos podem fiscalizar as ações, com leis cada vez mais duras contra corruptos e corruptores. União e estados devem planejar e gerir as questões macros e não precisam de tantos recursos. Nesse processo, uma reforma política deve reavaliar o tamanho do Congresso brasileiro.

O sistema que está aí, este sim, é filhote da ditadura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário