sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O RESUMO DA ÓPERA -- SEMPRE ÀS QUINTAS

UMA LEITURA SEMANAL DOS JORNAIS  - N6 - 05.10.2015

POR GEORGE ALONSO

Russomanno lidera pesquisa: o apresentador de TV é favorito a ir ao 2º turno na disputa para prefeito de SP







 

Ninguém merece... ou merece?

          São Paulo é uma cidade estranha: em eleições tem uma "suburbana e medíocremente mediana" preferência por candidatos "populistas". Com tantos problemas, estruturais ou não, parece gostar de flertar com "xerifes", falsos "xerifes" na verdade, filhotes modernos do espírito fanfarrão de Janio Quadros. Segundo pesquisa Datafolha, Celso Russomanno, apresentador de TV, lidera com 34% das intenções de voto a corrida para a prefeitura paulistana. Todo o resto vem atrás... Datena, Marta e Haddad, embolados em 12%. E todos os demais, ainda mais atrás, na casa dos 8% para baixo. Só que desta vez, melhor orientado, o candidato não deve ousar falar sobre temas que o coloquem na frigideira e derrubem as suas pretensões, como já aconteceu no último pleito, quando teve uma queda vertiginosa a 12 dias da eleição, ao falar sobre a tarifa do transporte público. Dá medo, São Paulo não merece... Ou merece? A cidade corre o risco de virar um imenso "está bom para ambas as partes?" O que esperar de alguém que acha que pode resolver o problema de todos com uma canetada [ou uma ameaça com uso de câmeras de TV]? O que esperar de alguém que filma a própria mulher morrendo, para denunciar o mau atendimento? Russomanno, com seu verniz de credibilidade criado em torno do código do consumidor brasileiro [este sim coisa séria e moderna], faria melhor a todos ficando só na TV, faturando onde o negócio faturar não envolve dinheiro público e necessidades e carências alheias. Mas a mosquinha azul não tem critérios: morde todos os que rondam o poder.

Frase da semana

"Não temo [ser preso]. Duvido que tenha alguém neste país, do pior inimigo meu ao melhor amigo, qualquer empresário pequeno ou grande, que diga que um dia teve alguma conversa ilícita comigo"
Luis Inácio Lula da Silva, sobre envolvimento em casos de corrupção ou tráfico de influência durante os seus dois mandatos como presidente da República
  
LC Lula diz que...

        A defesa de Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, divulgou nota com esclarecimentos sobre o depoimento que ele prestou no inquérito da Operação Zelotes. Anteontem, LC Lula viajou a Brasília acompanhado de seus advogados para dar explicações ao delegado da Polícia Federal Marlon Cajado, que conduz a investigação. LC Lula falou sobre a relação da sua empresa, a LFT Marketing Esportivo, com o escritório Marcondes & Mautoni, acusado de ter atuado na compra de medidas provisórias para favorecer montadoras de automóveis. Segundo nota do advogado Cristiano Zanin Martins, o foco dos serviços, "em grande parte, estava relacionado à Copa do Mundo FIFA 2014 e às Olimpíadas 2016".

     "Ao final dos trabalhos, foram entregues relatórios sobre cada um dos projetos elaborados, resumindo os temas analisados, tendo conservado cópia deste material", diz a nota. No depoimento, Luis Cláudio destacou que esses trabalhos estavam dentro de sua área de atuação, o marketing esportivo. A defesa colocou o material à disposição da PF. O filho de Lula contou ter chegado à M&M "quando procurava patrocínio no setor da indústria automobilística". Isso teria acontecido depois que o Torneio Touchdown, campeonato de futebol americano organizado por LC Lula no Brasil, perdeu o patrocínio da Hyundai, após dois anos de participação. A marca saiu da liga em 2013 e pertence ao grupo Caoa, apontado como um dos possíveis favorecidos por medida provisória investigada pela Zelotes. Ele afirmou não ter tido, até então, contato com Mauro Marcondes, lobista e sócio da M&M, preso desde 26 de outubro. Marcondes é vice-presidente da Anfavea [entidade das montadoras].

     Segundo LC Lula, os contratos entre a LFT e a M&M foram provados pelo confronto com material de informática apreendido pela Polícia Federal na busca e apreensão realizada no escritório de lobby. Martins enfatizou que a LFT Marketing Esportivo recebeu pagamentos, e "não repasses" da M&M, entre junho de 2014 e março de 2015, "à medida que os trabalhos contratados foram executados". Segundo a nota, todos os valores foram declarados à Receita Federal, com emissão de nota fiscal e impostos recolhidos. No depoimento, LC Lula também disse já ter usado "parte substancial" do valor [70%] para viabilizar o Torneio Touchdown. Sobre a inexistência funcionários contratados pela LFT, LC Lula esclareceu que não fez contratações. Sobre a Touchdown, disse que a empresa também não tem funcionários em regime CLT e conta com "prestadores de serviço, que emitem notas fiscais por cada atividade exercida".

      LC Lula destacou sua trajetória na área esportiva, com formação em educação física e passagem pelos clubes de futebol São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians. Afirmou que como proprietário da LFT Marketing Esportivo prestou assessoria para o Corinthians no desenvolvimento de esporte amador e captação de patrocínio. A defesa de LC Lula criticou novamente o Ministério Público Federal por requerer a busca e apreensão no escritório do filho de Lula, "embora o relatório da PF, elaborado após mais de sete meses de investigação, não apontasse nenhuma situação concreta que pudesse, ainda que remotamente, configurar indício da prática de qualquer crime por Luis Cláudio". "Se havia alguma dúvida, um depoimento teria sido suficiente para superá-la e afastar a existência de qualquer ilegalidade", afirmou o advogado Cristiano Zanin Martins.

Dia 13, "Fora Cunha!"

       Nas redes sociais, a convocação circula.... enquanto isso os aliados do deputado Eduardo Cunha, "O Probo" [que tem milhões de dólares em contas na Suíça de origem suspeita, que antes dizia não ter, e agora, com patética esperteza, diz que as reconhece como beneficiário, mas não como titular], aprovam em comissão projeto que dá direito às igrejas de contestar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).


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O RESUMO DA ÓPERA -- DOIS ERROS DE DILMA

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